Os nossos ouvidos podem indicar o nosso estado de saúde e estes 8 factores não devem ser ignorados

Limpar os ouvidos de vez em quando é um procedimento higiénico normal. No entanto, nem todos nós sabemos que a cera tem uma função protetiva e que nos pode indicar o nosso estado de saúde.

Com a ajuda de um cotonete, poderá verificar a cor da sua cera. E nós explicaremos o que significa.

8. Cera de cor cinza

Se a sua cera está cinzenta e não tem quaisquer outros sintomas, não tem nada com que se preocupar. É provável que se trate somente de pó.

Esta cor da cera é algo normal para quem vive em grandes cidades, tendo em conta a poluição do ar.

7. Cera com vestígios de sangue 

Se notar vestígios de sangue depois de limpar os ouvidos, poderá indicar que o seu tímpano está perfurado. Neste caso, os seus ouvidos poderão ser afectados por infeções, que poderão levar a otites e, consequentemente, à dificuldade de audição. Por essa razão, é importante consultar um médico.

6. Cera de cor castanha

Se a descarga de cera é excessiva e tem uma coloração mais escura, isto poderá indicar que o seu corpo acabou de passar por uma altura mais stressante.

Por essa razão, deveria tentar passar alguns dias num ambiente mais calmo e relaxante.

5. Cera de cor preta

Se isto aconteceu somente uma vez, então não há nada com que se preocupar. No entanto, se os seus ouvidos estão comichosos e se a comichão se tornar mais forte, então deverá consultar um médico, uma vez que esta cor preta significa uma infeção fúngica.

4. Cera de cor branca

A cor branca da cera pode significar uma falta de vitaminas, nutrientes e microelementos no seu corpo, especificamente ferro e cobre.

Por essa razão, é aconselhada a adição de grãos e aveia à sua dieta. Também não seria má ideia tomar suplementos vitamínicos.

3. Cera com um cheiro desagradável

Se a sua cera emite um cheiro desagradável, isso pode significar uma infeção no interior do mesmo.

Para além do cheiro, também poderá ouvir um barulho ou sentir que os seus ouvidos estão a estalar de vez em quando. Caso tenha estes sintomas, poderá ser aconselhável consultar um médico.

2. Cera líquida 

Se a consistência da sua cera mudou recentemente, isso pode indicar o começo de uma inflamação. Se tal for o caso, poderá ser boa ideia marcar uma consulta com um especialista.

1. Cera seca

A explicação mais fácil para a secura da cera é a falta de gorduras magras no corpo.

Para além disso, a razão pode ser dermatite ou outras doenças da pele, que podem causar a secura da mesma.

Também vais adorar!
loading...